Apresentação

 

O II Congresso Interdisciplinar sobre Escrita da Língua de Sinais da Região Sul (CIELS-SUL) será realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no período de 19 a 21 de outubro de 2021 e será transmitido ao vivo. A partir de inúmeras ações no campo da Educação de Surdos, como o surgimento do primeiro curso de Letras Libras EaD em 2006, a Lei 10.436/2002 (que reconheceu a Libras), que se colocam como difusores no Brasil nessa área e entre outras. O evento conta com uma parceira entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nosso intuito é convidar palestrantes de todo o país, especialistas em escrita de sinas e abrir um espaço para debater os principais assuntos sobre educação, tradução, linguística aplicada e tecnologia, bem como para salientar a importância de experiências que enriquecerão o estudo acadêmico e profissional para troca de saberes. Tanto os conhecimentos apresentados, quanto o contato entre acadêmicos e profissionais possibilitarão a aproximação para registro e a consequente qualificação da prática profissional.

O evento receberá propostas de comunicações sinalizadas com suas respectivas publicações nos anais do evento. Com vários acadêmicos (pesquisadores, professores e estudantes), oriundos da maioria dos estados brasileiros, a fim de trocar conhecimentos e experiências, serão levados para diversas regiões do Brasil ao terem contato com diversas pesquisas, incentivando assim a evolução da escrita de sinais e formando profissionais conscientes da sua responsabilidade com a sociedade.


Objetivo geral

Apresentar experiências, pesquisas e produções desenvolvidas a escrita da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em diferentes âmbitos, perspectivas e campos de conhecimento, compartilhando saberes com os demais estados do Brasil.

Objetivos específicos

Discutir práticas pedagógicas envolvendo a Escrita de Sinais; 2. Compartilhar e socializar inovações tecnológicas referentes à Escrita de Sinais; 3. Divulgar e socializar materiais didáticos com Escrita de Sinais produzidos pelas escolas e universidades brasileiras; 4. Promover debates relacionados aos estudos linguísticos da Escrita de Sinais, 5. Verificar o papel da Escrita de Sinais na área da Saúde, como na Fonoaudiologia e no Serviço Social 6. Valorizar o uso de escrita de sinais em níveis: educacional, social, linguístico, cultural e saúde. 7. Traduções envolvendo a Escrita de Sinais.


Histórico e temática do evento

Em 2018, foi criado o evento “O I Congresso Interdisciplinar sobre Escrita da Língua de Sinais da Região Sul (CIELS-SUL)” na cidade de Porto-Alegre RS. Foi idealizado por pesquisadores empenhados nos estudos referentes à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mais especificamente à sua representação gráfica comumente chamada de Escrita da Língua de Sinais, com foco no sistema de escrita mundialmente conhecido, o SignWriting. Pelo seu papel relevante nas diversas ementas dos currículos do curso de Letras Libras, Pós-Graduação, em breve será adequado ao currículo para educação bilíngue para surdos pelo Ministério da Educação – MEC, projeto de extensão, formação de pesquisadores e professores da Escrita de Sinais foi escolhida como sede a realizar-se em 2021, por meio de LIVE. Apesar de se tratar de um evento na região sul, o evento leciona para receber os palestrantes e participantes de todo o Brasil para compartilhar as experiências e conhecimentos por todas as áreas, sempre trabalhando para garantir os direitos culturais, sociais, de acesso às novas tecnologias e linguísticos.